Quarta, 09 de Julho de 2025
23°C 26°C
Recife, PE

Projeto “Modelando o amanhã” reuniu mais de 30 adolescentes em oficina com artesãs de Caruaru

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PEMais de 30 alunos da rede municipal de ensino de Caruaru participaram, nesta quarta-feira (18), de uma o...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Caruaru - PE
18/06/2025 às 23h37
Projeto “Modelando o amanhã” reuniu mais de 30 adolescentes em oficina com artesãs de Caruaru
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

Mais de 30 alunos da rede municipal de ensino de Caruaru participaram, nesta quarta-feira (18), de uma oficina de manuseio e construção de peças com barro. A iniciativa aconteceu na ETI Reunidas Duque por meio do projeto “Modelando o amanhã”, realizado pela Prefeitura de Caruaru através da Secretaria da Mulher (SEMU), com a Associação de Mulheres Artesãs Flor do Barro.

O projeto é realizado em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Moradia e Cidadania, da Caixa Econômica. Durante a oficina, as artesãs da Associação ensinam o passo a passo para manuseio do barro, desde a modelagem até a finalização das peças, acompanhando todo o desenvolvimento junto aos alunos.

“Quando levamos esse tipo de atividade para dentro das escolas, estamos ampliando os horizontes dos nossos estudantes. O contato com o barro, com as artesãs e com a história que essas mãos carregam, é também uma aula de identidade, pertencimento e valorização da nossa cultura popular”, afirmou o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, Kaio Colaço.

As oficinas do projeto acontecem sempre mensalmente. É uma oportunidade para ensinar crianças e adolescentes sobre a cultura do artesanato em Caruaru. “Muitas vezes, escutamos durante essas oficinas que essas crianças e esses adolescentes nunca tiveram contato com o barro, que é algo tão simbólico para a cultura caruaruense. É uma forma de aproximá-los dessa cultura, para que ela passe de geração em geração, e de fazer com que eles conheçam esse trabalho tão importante”, destacou a gerente da SEMU, Taíza Maria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários