O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, empossou 44 técnicos judiciários, nesta sexta-feira (3). Os novos servidores foram aprovados no último concurso público da Corte, realizado em 2024.
"Conseguimos nomear 50 dos aprovados e, hoje, 44 tomaram posse. Isso é fruto do trabalho da comissão do concurso. O sonho era que a gente pudesse nomear ainda durante a gestão", disse Tourinho.
O presidente parabenizou os novos servidores e pediu empenho na prestação jurisdicional. "É um dia a se comemorar. Procurem fazer o melhor trabalho em prol da sociedade", reforçou o desembargador.
Sebastião Morais veio da cidade de Campos Sales, no Ceará, para tomar posse. "Vou fazer o meu trabalho da melhor forma possível. O Poder Judiciário de Alagoas pode esperar entrega da minha parte", disse.
Para ele, a posse é a concretização de um sonho. "Ingressar no Judiciário de Alagoas é mais do que um trabalho, é a realização de um sonho. Pretendo prosseguir na carreira e me tornar analista".
Quem também tomou posse foi Elisabeth Teixeira. "Sou formada em Direito e atuava como advogada. A expectativa é continuar contribuindo com a sociedade. Também espero aprimorar os meus conhecimentos na área jurídica", ressaltou a servidora, natural de Aracaju, Sergipe.
Mylena Costa, que discursou em nome dos empossados, afirmou que o concurso foi desafiador. Ela parabenizou a atuação da comissão do certame e da Presidência do TJAL. "Não mediram esforços para que a posse acontecesse".
Ainda segundo Mylena, o objetivo final é contribuir para uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva. "Vamos trabalhar com o compromisso de servir à sociedade".
Presidente Fernando Tourinho enalteceu o papel dos servidores para o funcionamento do Judiciário. Foto: Caio Loureiro
A lotação dos servidores ainda será definida pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).
Participaram da solenidade os desembargadores Domingos Neto, Carlos Cavalcanti, Ivan Brito e Márcio Roberto; o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Serjal), Kleber Torres; o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Hélio Pinheiro, os juízes Rafael Casado, Ygor Figueirêdo e Anderson Passos, além de familiares dos empossados e membros da comissão do concurso.
Orientações
Antes da posse, os novos servidores participaram de reunião com a Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas (DAGP) do Tribunal. O grupo tirou dúvidas e recebeu manual com informações sobre o Judiciário estadual.
"Buscamos fazer uma adaptação eficiente com os servidores, mostrar o que cada um precisa conhecer, o primeiro passo para entrar em exercício e iniciar os trabalhos, mostrar um pouquinho do Judiciário, como funciona, sistemas e dia a dia", destacou o diretor Abelardo Laurindo.
O manual pode ser conferido no Portal do Servidor.
Servidores receberam manual com orientações sobre o trabalho. Foto: Caio Loureiro