Em 2025, o Senac Alagoas deve abrir uma unidade em Coruripe e uma em Maragogi, levando qualificação profissional às regiões Sul e Norte de Alagoas. A novidade foi anunciada no mês de agosto, na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), durante a assinatura do convênio entre o Senac Alagoas e a prefeitura de Coruripe, o qual levará a carreta-escola de Gastronomia para promover cursos no município.
O convênio beneficiará jovens e adultos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e atuará dentro da vocação do município, qualificando pessoas para serem inseridas no mercado de trabalho ou para que se tornem empreendedoras. Para o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas, Adeildo Sotero, a iniciativa demonstra a atuação focada em oferecer o melhor aos alagoanos. “Esse convênio é uma ação transformadora que, por meio de cursos de excelência e educação profissional, vai fomentar o desenvolvimento econômico e social do município”, afirmou Sotero, acrescentando que o Sesc também está à disposição para que a atuação sistêmica viabilize o fortalecimento do comércio de bem, serviços e turismo.
O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, agradeceu a parceria e enfatizou a relevância da ação para o município, especialmente em um momento de crescimento e valorização das áreas turísticas da região. “Estamos vivendo um momento muito positivo, com a introdução de novos investimentos, especialmente na área do turismo. A gastronomia local, embora já seja muito procurada, precisa de aperfeiçoamento para atender às demandas crescentes e cada vez mais exigentes do turismo”, declarou.
Prestes a receber dois hotéis da Rede Vila Galé, Coruripe desponta como município referência na região sul e esse potencial foi ressaltado pelo diretor regional do Senac, Felipe Dietschi. “Estamos aprovando a abertura de uma unidade do Senac Alagoas em Coruripe, que atenderá toda a região sul e suprirá as necessidades dos empresários locais. Essa nova unidade será um referencial em qualificação profissional para a região. Vamos iniciar os trabalhos de estudo para, em 2025, juntamente com o Conselho, inaugurar”, anunciou Dietschi ao reafirmar a expertise do Senac no âmbito da educação profissional.
O diretor de Educação do Senac, Sandro Diniz, reforçou este entendimento ao falar da importância da ação na cidade, principalmente com a chegada dos hotéis, que exigirão mão de obra qualificada. “A qualificação profissional, especialmente através do programa de aprendizagem, será um diferencial para a juventude de Coruripe, proporcionando oportunidades de inserção no mercado de trabalho e contribuindo para o crescimento do município”, enfatizou.
A assinatura do convênio foi acompanhada pelo secretário de Turismo e Ordenamento Público de Coruripe, José Edson; pelo vice-presidente da Fecomércio, Valdomiro Feitosa; pelo diretor administrativo da Federação, José Antônio Vieira; pelo vice-presidente do Sirecom, Arthur Guillou; pelo diretor regional do Sesc Alagoas, Carlos Pessoa; pelo superintendente e pelo assessor jurídico da Fecomércio, Allan Souza e Pedro Leão, respectivamente; pelo assessor da direção do Senac e da presidência da Fecomércio, Vitório Malta; e pelo gerente de relacionamento do Senac, Fábio Melo.
Mín. 23° Máx. 26°