Sábado, 13 de Julho de 2024
27°

Tempo nublado

Maceió, AL

Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Congresso recebe iluminação verde e projeção de frases pelo Dia Mundial das Zoonoses

Objetivo da data, celebrada em 6 de julho, é estimular a discussão acerca dessas doenças

10/07/2024 às 20h49
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:

O Congresso Nacional recebeu nesta quarta-feira (10) iluminação na cor verde e projeção de frases pelo Dia Mundial das Zoonoses. A iluminação atende a pedido do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO).

O objetivo da data, celebrada em 6 de julho, é estimular a discussão sobre as zoonoses – doenças transmitidas de animais para humanos ou de humanos para animais. O dia foi escolhido por coincidir com a data em que o cientista francês Louis Pasteur inoculou a primeira vacina contra a raiva (antirrábica), em 1885.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as zoonoses são responsáveis por cerca de 2,4 bilhões de casos de doenças e 2,2 milhões de mortes por ano, o que representa um grande desafio para a saúde pública e a segurança alimentar. Além disso, podem causar impactos econômicos, sociais e ambientais negativos, como perda de produtividade, redução da biodiversidade e aumento da pobreza.

Estatísticas
De acordo com a entidade, existem mais de 200 tipos de zoonose. Cerca de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais, e, pelo menos, 75% das doenças infecciosas emergentes do ser humano, incluindo Ebola, HIV e gripe, têm origem animal. As zoonoses respondem por 62% da lista de doenças de notificação compulsória.

O objetivo das ações em torno da data é buscar soluções para o controle dessas doenças a partir de uma abordagem de cooperação em nível intersetorial, com a intervenção e a colaboração de equipes profissionais dos setores da saúde humana, animal e ambiental. A estratégia é incentivar e estimular os governos a formular e adotar políticas de saúde pública que levem em consideração os vários fatores que aumentam o risco e dificultam o controle das zoonoses, como mudanças climáticas, desmatamento, incêndios e viagens intercontinentais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Veja também
Câmara dos Dep... FGV publica resultados do concurso da Câmara para Consultor A Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados informa que foram publicados neste sábado (13) os resultados definitivos da Avaliação Biopsicossocial, do... Câmara dos Dep... Comissão aprova projeto que isenta de tributos o pagamento por serviço voluntário de PMs e bombeiros Câmara dos Dep... Reforma tributária: operações com bens imóveis poderão ter alíquotas reduzidas em 40% Projeto de regulamentação da reforma foi aprovado pela Câmara dos Deputados e será votado no Senado
Câmara dos Dep... Comissão aprova proposta que cria cadastro nacional para monitorar facções criminosas Câmara dos Dep... Projeto que regulamenta reforma tributária prevê regimes específicos para combustível, plano de saúde e sistema financeiro Câmara dos Dep... Comissão aprova proposta que garante proteção a quem denuncia assédio na administração pública
Câmara dos Dep... Projeto aprovado pela Câmara permite recolhimento automático de tributo por meio eletrônico Câmara dos Dep... Comissão aprova criação do Programa Nacional de Assistência Integral ao Vitiligo e à Psoríase Câmara dos Dep... Estados e municípios podem elevar cashback da reforma tributária por legislação própria
Maceió, AL Atualizado às 14h03 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 25°

Dom 25°C 23°C
Seg 26°C 23°C
Ter 26°C 23°C
Qua 25°C 24°C
Qui 25°C 23°C