Segunda, 20 de Maio de 2024
22°

Parcialmente nublado

Maceió, AL

Senado Federal Senado Federal

CRE sabatina indicados para embaixadas na Austrália e Romênia

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) promoverá, na quinta-feira(1º), duas sabatinas com diplomatas indicados para missões bras...

26/05/2023 às 18h45
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) promoverá, na quinta-feira(1º), duas sabatinas com diplomatas indicados para missões brasileiras no exterior.As sabatinas serão realizadas após a reunião deliberativa da comissão, que terá início às 10h, na sala 7 da ala Alexandre Costa.

Entre os diplomatas a serem sabatinados está Cláudio Frederico de Matos Arruda, indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Austrália e, cumulativamente, nas Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné, Vanuatu, Fiji e Nauru. O atual ocupante do cargo, Maurício Carvalho Lyrio, foi removido para a Secretaria de Estado das Relações Exteriores, no contexto da renovação periódica das chefias das Missões Diplomáticas brasileiras.

A relatora da mensagem é a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que ainda não apresentou relatório da indicação ( MSF 24/2023 ). Entre outras representações, Cláudio Frederico de Matos Arruda atuou no Consulado-Geral em Nova York, na chefia da Assessoria Diplomática da Vice-Presidência da República, na representação permanente junto aos organismos internacionais sediados em Londres, na Assessoria Especial da Presidência da República e na embaixada brasileira em Londres.

O outro diplomata a ser sabatinado é Ricardo Guerra de Araújo, indicado para o cargo de embaixador do Brasil na Romênia. O relatório da mensagem que o indica para o cargo ( MSF 25/2023 ) ainda será apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).

Atualmente embaixador na Nigéria, Ricardo Guerra de Araújo atuou também na Missão do Brasil junto à União Europeia, em Bruxelas, nas Negociações Comerciais Interregionais do Mercosul-União Europeia e nas embaixadas na França (Paris) e na Bulgária (Sófia), entre outros postos diplomáticos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários