Segunda, 20 de Maio de 2024
22°

Parcialmente nublado

Maceió, AL

Justiça Feriado

TRT-19 manterá regime de plantão no feriado de 21 de abril

Data é feriado nacional em celebração a Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira

20/04/2023 às 21h30
Por: Redação Fonte: TRT/AL
Compartilhe:
TRT-19 manterá regime de plantão no feriado de 21 de abril

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) manterá regime de plantão na primeira e segunda instâncias nesta sexta-feira (21/4), durante o feriado nacional em celebração a Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira.

No plantão, o jurisdicionado conta com atendimento em medidas urgentes destinadas a evitar o perecimento do direito ou assegurar a liberdade de locomoção, como mandados de segurança, liminares e habeas corpus.

A relação dos nomes de magistrados e servidores que atuarão no Plantão Judiciário está disponível no portal do TRT-19 (aba 'Serviços' > link ‘Outros Serviços’ > link 'Plantão Judiciário'). 

Sobre a data - O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, consta no calendário brasileiro como uma homenagem ao personagem de nossa história que ficou conhecido como Tiradentes, por ter exercido a profissão de dentista, mesmo sem ter estudado regularmente.

Seu enforcamento se deu pela sua participação na conspiração que foi planejada contra a Coroa portuguesa, a Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos no sentido de conseguir a independência do Brasil em relação a Portugal.

 Esse dia foi estabelecido como feriado nacional por meio de um decreto emitido em 1890 e reafirmado por meio da Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários