Sábado, 22 de Junho de 2024
23°

Neblina

Maceió, AL

Esportes Esportes

Funcionamento dos Ecoboats é apresentado a alunos de pós-graduação

Equipamentos fazem limpeza da lagoa Mundaú e recolhem, em média, cerca de uma tonelada de lixo por dia

19/04/2023 às 21h06
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Maceió
Compartilhe:
Alunos de pós-graduação conhecem funcionamento dos Ecoboats. Foto: Ascom Sudes
Alunos de pós-graduação conhecem funcionamento dos Ecoboats. Foto: Ascom Sudes

Na última segunda-feira (17), alunos da disciplina Sustentabilidade, do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes, estiveram na Lagoa Mundaú para conhecer os Ecoboats. O equipamento foi instalado pela Prefeitura de Maceió e vem contribuindo com a preservação do meio ambiente. Os instrumentos fazem a limpeza da Lagoa e recolhem, em média, cerca de uma tonelada de lixo por dia.

Ao todo, foram 12 alunos que viram de perto o funcionamento e receberam orientações a respeito dos Ecoboats por parte dos educadores ambientais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, avaliou a visita dos estudantes. "A troca de conhecimentos proporciona a oportunidade de aprendizado mútuo, pois, tanto os estudantes e professores podem aprender com a minha experiência, como eu também pude aprender com as experiências e conhecimentos que eles trazem. Isso é bastante gratificante", disse.

Um dos docentes que acompanhou a aula de campo revelou a importância do uso da tecnologia para a limpeza urbana da cidade. " O Ecoboat desenvolve um importante trabalho com a coleta de resíduos antes negligenciados. Sua equipe está bem instruída não só para o operacional padrão, mas para sensibilizar a população que vive da lagoa", informou o professor Jônatas Souza.

Bruno Prado, que é estagiário da Sudes e estudante de Engenharia Ambiental e Sanitarista. Ele destacou fala o trabalho realizado pelo órgão.

"É importante a possibilidade de divulgar o nosso trabalho para outras pessoas, mostrando as atividades desenvolvidas e como elas têm apresentado resultados e melhorias para o sistema. Isso nos permite levar o reconhecimento do nosso trabalho como um todo para outros profissionais da área, o que pode gerar novas oportunidades e colaborações", afirmou.

Os Ecoboats funcionam em Maceió desde o mês de dezembro de 2022. Somente no mês de março, deste ano, foram mais de 80 toneladas de resíduos descartados de forma irregular, em diversos pontos da cidade que acabam indo parar na Lagoa Mundaú.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Veja também